Os Profissionais

Maria Lucia Romero

A KOA é conduzida por Maria Lucia Romero, formada em Psicologia, tendo trabalhado durante mais de 25 anos fazendo análises de pessoas e análises dos cenários dentro das empresas. Sua larga experiência em diversas empresas nacionais e multinacionais em processos de Executive Search, de Assessment e Coaching individual e grupal se deu em diversos países da América Latina.

Já avaliou mais de 8.000 profissionais, seja em processos seletivos, ou em planos de sucessão e desenvolvimento organizacional em empresas tanto nacionais como multinacionais no Brasil e na Colombia. Entre as empresas atendidas se encontram: Coca-Cola, Associação Colombiana de Petróleos, Sky Colombia e Sky Chile, Banco Itaú, Bradesco, Rhodia, Natura, Delphi, Cargill, Dixie Toga, Globo, Cteep-ISA, Internexa, Noel, Grupo Norma-Carvajal, Goodyear, Festo, Carrefour, Great Place to Work, etc. A experiência e vivência multicultural abre a perspectiva de aprofundamento no entendimento do contexto organizacional de cada empresa. Sua história lhe concede uma visão de trabalho que a permite não ter produtos prontos e sim montar cada projeto, personalizado às necessidades de cada cliente. Ao mesmo tempo em que olha com cuidado, comprometimento e envolvimento exclusivo, prima pela simplicidade na aplicação dos serviços e estimula que as organizações se tornem independentes após sua consultoria.

Foi professora de Desenvolvimento Organizacional na Universidade Javeriana e supervisora de estagiários na Colômbia.

Denise Cibils

Experiência de 16 anos na área de Recursos Humanos com foco em treinamento e desenvolvimento de pessoas em empresas multinacionais de diferentes segmentos de mercado. Possui ampla experiência na condução de programas de desenvolvimento e treinamento na área de Gestão de Pessoas e Coaching.

Fez carreira na Novartis Saúde Animal, onde foi Gerente Regional de Recursos Humanos responsável por diversos países como Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina. No Brasil, foi responsável pelo start up da área de Recursos Humanos, liderou projetos de Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento de Competências, implantação de Módulos de Gestão, assim como conduziu treinamentos de liderança em todas as divisões do grupo Novartis no Brasil e nos Estados Unidos. Conduziu sessões de Coaching com executivos da área comercial, como parte de programas de desenvolvimento de liderança.

Historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização e MBA na área de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (FEA-USP) respectivamente. É Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute e Practitioner em PNL pela SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. Certificada para a utilização do Instrumento de Assessment MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) pela Fellipelli Consultoria e Diagnóstico. Associada do ICF/SP (International Coach Federation), da ABRH/SP – Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo e da AAPSA – Associação Paulista de Recursos Humanos.

Atualmente, é diretora da Hora H Consultoria – Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching.

Regina C.A. Leandro Tavernier

Experiência Profissional de 23 anos, adquirida e desenvolvida em multinacionais de grande porte como Bombardier, Delphi e Faurecia, entre outras, tendo como principais projetos:

- Implantação e Reestruturação de Sistemas e Processos de Recursos Humanos; tais

como: Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Diagnóstico e Ações de Clima Organizacional; Comunicação Interna; Projetos Sociais; Administração de Pessoal; Remuneração e Benefícios; Relações Trabalhistas e Sindicais, posicionando a área dentro de um nível estratégico, contribuindo para competitividade do negócio.

- Atuação orientada ao Negócio, em parceria com as demais áreas da empresa, provendo diretrizes na condução dos principais Business Cases (como exemplo start-ups de projetos na ordem de U$ 30 milhões no Brasil).

- Desenvolvimento e Implantação de projetos customizados para a Gestão e o Desenvolvimento de Pessoas, tendo principalmente como público alvo a Liderança, com objetivo de transformar a gestão da estrutura humana do negócio em uma das estratégias fundamentais em busca da lucratividade e crescimento a longo prazo.

- Processos e Ferramentas utilizados como base para os projetos:

Gestão por Competências, Retenção de Talentos, Avaliação de Desempenho, Assessment, Desenvolvimento da Liderança, Plano de Carreira, Progressão &   Sucessão, Programas de Mentoring e Coaching.

- Atuação em Processos de Mudança Organizacional (change management), sendo responsável junto ao board por promover uma atuação Sistêmica da Liderança, nos processos de mudança, alinhados à Missão, Visão e Valores.

Graduada em Psicologia pela Universidade Brás Cubas e Pós Graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações pela UNIFESP; atualmente cursa Especialização em Psicodrama Clínico e Organizacional pelo Instituto Sedes Sapientiae.

A Formação Extracurricular:

Practiotioner (Programação Neuro Linguística) formação pelo Instituto Delphos; Certificação em Análise de perfil comportamental (DISC) pela Sociedade Latino Americana de Coaching;  Desenvolvimento de Competências para Liderança – Líder do Futuro pela Crescimentum; Formação em Coaching Integrado pelo ICI (Integrated Coaching Institute).

Maria Inês Martins

Experiência de 20 anos como executiva de RH em multinacionais e  nacionais de grande porte e vice-diretora acadêmica em instituição  de ensino de ponta.

Nos últimos 12 anos como consultora de RH em clientes     como       Votorantim, Schneider Electric, Neogrid, Tupy, Fundição, Bradesco, entre    outros.

Psicóloga especializada em Psicologia Organizacional.

Pós graduada em Qualidade Empresarial  UNICAMP.

Educação continuada em programas como psicodrama, grupos operativos, abordagem transdisciplinar, neurociência e método Inner Game.

É habilitada na ferramenta Talent Q .

Marcio Kumada

Possui mais de dez anos de experiência na área de Recursos Humanos. Iniciou sua carreira nas áreas de Produção, Qualidade e Engenharia. Foi Gerente da Qualidade responsável pela implementação de sistemas da Qualidade ISO 9001.

Fez Carreira em empresas nacionais de médio porte e em grandes Multinacionais, Schneider Electric e Alcon Laboratórios (Novartis), onde ocupou posições em todas as áreas de Recursos Humanos, Remuneração, Comunicação Interna, Administração de Pessoal, Recrutamento , Segurança do trabalho e Treinamento & Desenvolvimento. Ocupou ainda a posição de Diretor de Recursos Humanos para South LACAR englobando os países Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Paraguai.

É Graduado em Tecnologia Elétrica e Pós-graduado em Gestão da Qualidade e Inovação de Produtos pela Universidade Mackenzie e possui especialização em Recursos Humanos pelo INPG Business School, além de cursos específicos da área de RH realizados na França e Estados Unidos.

Fan Li Li

Consultora de Desenvolvimento Humano e Coach.

Membro da ICF – International Coach Federation .

Possui 30 anos de  experiência nas empresas  Itaú-Unibanco,  Banco Francês e Brasileiro,  American Express, General Electric e Citibank.

Nos últimos 20 anos como Executiva na liderança de equipes nas áreas Comercial, Produto, Atendimento, Telemarketing e Sistemas.

MBA em Marketing de Serviços pela Universidade de São Paulo (FEA/FIA – USP).

Pós Graduada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (CEAG – FGV).

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela   FASP e Matemática Aplicada pela USP.

Luiz Gustavo Veiga

Formado em Psicologia pela USP e Psicanalista ligado ao Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae onde faz a formação em Psicanálise. É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela USP. Co-fundador do Núcleo Contemporâneo de Psicanálise.

Possui mais de dez anos de experiência em Recursos Humanos. Iniciou sua carreira na Ericsson Telecomunicações, onde obteve experiência em diversas atividades de RH, incluindo projetos de High Potentials Employees, Key Performance Indicator e Key Contributor, Competence Review.

No campo da consultoria organizacional, tem experiência como gerente de executive search e coordenador de operações e assessment center.. Atuou como consultor sênior em diversos projetos de avaliação e desenvolvimento profissional e change management em parceria com outras consultorias de RH. Foi professor no MBA em Gestão de Pessoas da Universidade Anhanguera. Hoje atua como consultor em Recursos Humanos, associado à Koa Consultores.

Trabalhou no terceiro setor como psicólogo institucional na ONG CRAVI. É membro do Laboratório de Análise Institucional do Discurso da USP e coautor do livro “Psicologia, pesquisa e clínica: por uma análise institucional do discurso”.